MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
05/04/2013
REVIEW - DVD: CAVALO DE GUERRA
 
 
Cavalo de Guerra
 
 
 
 
 
 
 
 

Não é de hoje que os filmes de Steven Spielberg pararam de atrair a enorme atenção que atraiam antigamente, quando eram verdadeiros eventos cinematográficos. O cineasta simplesmente saiu de moda. Público e crítica ainda assistem a seus filmes, mas todo o “barulho” feito a cada lançamento deixou de existir.

É algo que parece acontecer na carreira de todo mundo. Chega uma hora em que o interesse diminui cada vez mais, algumas vezes sem motivo algum, outras graças a um fracasso que acaba atingindo até os filmes posteriores.

Cavalo de Guerra (War Horse) meio que justifica a falta de interesse. A história, baseada no livro de Michael Morpurgo, aborda a Primeira Guerra Mundial pelo ponto de vista de um cavalo, que vai rodando de mão em mão, sempre mantendo uma forte ligação com seu primeiro dono, Albert (Jeremy Irvine).

Apresentar a trama do ponto de vista inocente de uma criança ou animal é algo corriqueiro na trajetória de Spielberg. Ainda assim, fica claro que falta alguma coisa em Cavalo de Guerra. As cenas de ação, figurino, cenário, tudo é muito caprichado, mas o filme acaba se tornando excessivamente piegas.

As interpretações são exageradas, contam com uma bondade artificial que quase nunca convence. Os personagens não são interessantes, e o pouco conflito existente, centralizado nas dificuldades da família de Albert e na garotinha Emilie (Celine Buckens) vivendo com seu avô (Niels Arestrup) funciona muito bem, mas é descartado rapidamente.

Cavalo de Guerra é um filme de Steven Spielberg com algumas de suas marcas registradas, mas que não apresenta em nenhum momento a “alma” do diretor. A simpatia pelos personagens, o senso de aventura, nada disso é trabalhado pra valer. O que resta é uma produção com alguns bons momentos, cheia de potencial desperdiçado.

Elenco: Jeremy Irvine, Tom Hiddleston, Emily Watson, Toby Kebbell, David Thewlis. Roteiro: Lee Hall e Richard Curtis, baseado na obra de Michael Morpurgo. Direção: Steven Spielberg.

Veja também:
  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil