MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
14/06/2013
REVIEW - CINEMA: ALÉM DA ESCURIDÃO - STAR TREK
 
 
Além da Escuridão: Star Trek
 
 
 
 
 
 
 
 
 


O consenso geral é de que o primeiro Star Trek de J.J. Abrams renovou a franquia introduzindo mais bom-humor e, principalmente, ação. Alguns fãs mais conservadores acreditam que essa mudança resultou numa perda das características mais refletivas e filosóficas da saga. Mas o público em geral gostou.

Além da Escuridão: Star Trek (Star Trek Into Darkness) traz o retorno de todas essas “inovações”, de Abrams na direção e do elenco principal. Agora mais entrosados, os tripulantes da Enterprise estão bem mais próximos do que todos já conheciam.

Mas parece que o universo nem tanto. John Harrison (Benedict Cumberbatch) surge atacando a Frota Estelar diretamente, despertando a ira do Capitão Kirk (Chris Pine). É decretada então a nova missão da Enterprise: caçar o terrorista.

Desta vez sim podemos dizer que toda a estrutura clássica de Star Trek sofreu alterações, mas nem todas inéditas, com temas que já foram explorados antes, só não de maneira corriqueira. Vingança, obsessão, terrorismo, corrupção, traição. Tudo isso parece bem distante da concepção utópica do seriado original.

Este novo filme dosa muito bem a ação, o suspense (mesmo que informações cruciais tenham vazado já no início da produção) e a caracterização e crescimento dos personagens. Porém, ao contrário do anterior, não abre espaço para todo o elenco da Enterprise. Kirk e Spock (Zachary Quinto) continuam centrais, e seus conflitos conduzem boa parte da trama.

A transformação de Uhura (Zoe Saldana) em namorada de Spock lhe garantiu muito mais destaque do que teve em qualquer filme ou episódio anteriormente. Diga-se de passagem, se antes a trinca de protagonistas era Kirk, Spock e Dr. McCoy, agora o bom doutor acaba substituído por Uhura. Scotty (Simon Pegg) também ganha espaço, até porque o personagem é importante para o andamento das coisas.

Os demais personagens não têm a mesma sorte. Mesmo o McCoy de Karl Urban, tão à vontade no papel, não tem a presença que os fãs esperavam. Chekov (Anton Yelchin) parece mais um figurante. A verdade é que isso pode enfurecer fãs desse ou daquele personagem, mas não prejudica o filme como um todo. Boa parte desses personagens levaram anos para serem devidamente desenvolvidos na versão original da franquia.

O sacrifício aparentemente precisou ser feito para abrir espaço para o vilão. Benedict Cumberbatch entrega uma interpretação memorável, roubando a cena sempre que possível, impressionando desde o início, seja simplesmente pela entonação de sua voz. Sem termos que ser apresentados a tantos personagens, sobra espaço para desenvolver um bom roteiro (não que não exista um furinho por ali, mas nada comprometedor).

Muitos elementos clássicos, incluindo personagens famosos, são reintroduzidos um tanto modernizados, mas funcionais, servindo ao roteiro. Uma certa raça guerreira pode gerar estranhamento por conta de sua aparência, mas, fora isso, esse resgate de elementos tão queridos é feito de maneira muito competente.

O humor está menos presente, embora Kirk continue o mulherengo de sempre, mas desta vez as risadas chegam de forma mais discreta, principalmente através de tiradas com elementos da série original.

As muitas cenas de ação não são o grande trunfo de Além da Escuridão: Star Trek. O trunfo é uma combinação de características bem trabalhadas: um elenco entrosado, um vilão de presença marcante, ótimos efeitos e um roteiro que sabe pegar nossas expectativas, brincando com elas, transformando o que nos parecia óbvio num primeiro momento, na grande sacada da produção.

Talvez um dos poucos defeitos sejam “peças” jogadas sem muita explicação. Nada muito importante, mas são coisas que ficam muito no ar, pois na verdade foram desenvolvidas na revista mensal publicada nos EUA pela IDW Publishing. É o tipo de coisa que deixa boa parte do público, que nem tem conhecimento da existência do gibi, boiando.

Elenco: Chris Pine, Zachary Quinto, Karl Urban, Zoe Saldaña, Anton Yelchin, Simon Pegg, John Cho, Bruce Greenwood, Benedict Cumberbatch, Alice Eve, Peter Weller. Roteiro: Roberto Orci, Alex Kurtzman e Damon Lindelof. Direção: J.J. Abrams.

Veja também:
- Galeria com mais de 100 imagens do filme
- Notícias, vídeos e notas de produção de Além da Escuridão: Star Trek
Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil