MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
14/06/2013
REVIEW - DVD: FUGA IMPLACÁVEL
 
 
Fuga Implacável
 
 
 
 
 
 
 
 


Fuga Implacável (The Cold Light of Day), do pouco conhecido diretor francês Mabrouk El Mechri – responsável pelo constrangedor e pretensioso JCVD, no qual Jean-Claude Van Damme faz o papel de si mesmo ao contar a “indispensável” história de sua vida –, começa razoavelmente bem, com boa direção, cortes e tomadas competentes, interessante clima de mistério. Enfim, atiça a curiosidade.

Bruce Willis, carrancudo e desenxabido como de praxe, ganhou um personagem de papel curto, talvez somente para justificar sua presença no pôster/capa do filme, servindo de chamariz, já que é um dos figurões do cinema de ação. Ele faz o papel de Martin Shaw, pai de Will Shaw (Henry Cavill), o protagonista do filme, um sujeito comum que se torna um herói repentino, obstinado, versátil e “duro de matar” (com o perdão do trocadilho, ou, tal pai tal filho). Tudo isso ocorre quando a família do rapaz desaparece sem causa aparente, daí ele se transforma.

Eis que surge Sigourney Weaver na tela, ótima como a vilã Jean Carrack, fria, calculista e sangue nos olhos. Mas não passa disso, já que a história dela parece pouco importar e não merece qualquer exposição no filme. E pra resolver a situação da personagem na trama, no final ela comete o velho vacilo de falar demais quando está com a faca e o queijo na mão. Solução preguiçosa como boa parte do roteiro, que de um determinado ponto em diante, descamba pra ação desmedida. Surge uma relação afetuosa relâmpago entre Will e Lucia Caldera (Verónica Echegui), que vai orientar o filme até os créditos finais. Daí os personagens pintam e bordam desatinadamente nas belas locações na Espanha, mesmo Will sendo um criminoso procurado pela cidade, chegando a virar notícia no rádio. A polícia espanhola, pelo visto, estava toda de férias. Deve ser fácil ser criminoso por lá. A sequência da perseguição de carros é um desafio à credulidade do espectador.

O final cai na mais pura singeleza. E muitas perguntas ficam no ar: por que raios o Will nunca largava o celular? Qual era o ranço existente entre ele e o pai? Quem realmente era Martin Shaw? Qual sua verdadeira relação com Jean Carrack? O que havia na bendita maleta? Quem eram os israelenses e por que sequestraram a família de Willis?

A sensação que fica é que foi um roteiro escrito às pressas ou por alguém inexperiente.

Elenco: Henry Cavill, Verónica Echegui, Sigourney Weaver, Bruce Willis, Caroline Goodall, Rafi Gavron, Óscar Jaenada, Lolo Herrero, Mark Ullod, Emma Hamilton. Roteiro: Scott Wiper e John Petro. Direção: Mabrouk El Mechri. 

Veja também:
- Galeria de imagens do filme
- Notícias, vídeos e notas de produção de Fuga Implacável
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil