MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
21/06/2013
REVIEW - CINEMA: UNIVERSIDADE MONSTROS
 
 
Universidade Monstros
 
 
 
 
 
 
 
 


Um dia pode ser que a Pixar faça uma animação ruim. Mas, a julgar por Universidade Monstros (Monsters University) esse dia ainda está bem longe. Prelúdio de Monstros S.A., o novo desenho nos mostra os carismáticos Mike Wazowski (Billy Crystal) e James P. Sullivan (John Goodman) se conhecendo na universidade do título, onde, ao invés de grandes amigos, começam como grandes rivais na formação para assustadores.

E essa rivalidade lhes custa caro, quase os tirando da universidade logo de cara. Muito a contragosto, eles se veem obrigados não apenas a trabalhar juntos, mas ainda se unir a uma fraternidade marginalizada e hostilizada por todos para tentar sua única chance de garantir seu futuro como assustadores.

Não é novidade nenhuma que um desenho da Pixar seja arquitetado para divertir tanto crianças quanto adultos, de forma que seja engraçado, colorido e passe bons valores (sem cair na pieguice) para as crianças, e tenha temas bem mais maduros que só serão plenamente entendidos pelos adultos.

Universidade Monstros é um dos melhores exemplos dessa fórmula de sucesso, com um roteiro muito bem trabalhado, que por vezes nos deixa até com raiva da teimosice dos protagonistas. Mais importante: a trama, em seu cerne bem básica, nos remetendo a tantas comédias universitárias dos anos 80, inteligentemente foge do óbvio na metade final, sem cair na mesmice de “juntos conquistaremos tudo”, mostrando que mesmo ao aprender suas lições, ainda há muito que se fazer e mesmo assim nada é garantido. Bem realista para um “filme infantil”.

A capacidade técnica é a de praxe da Pixar: tudo impressionantemente detalhado, beirando à perfeição. Desta vez até a dublagem está muito boa, com nenhuma voz destoando demais do original. Nem a participação especial de Michel Teló conseguiu estragar!

Dois alertas: não chegue atrasado na sessão, nem saia antes do final dos créditos. A Pixar manteve a tradição de exibir um curta-metragem antes do filme, desta vez O Guarda-Chuva Azul, singelo, bem realizado, mas infelizmente repetitivo, já que Paperman, outro curta recente da Pixar, seguiu a mesma linha de romance meigo. No pós-crédito existe uma cena nada importante, mas bem divertida.

Vozes originais: Billy Crystal, John Goodman, Steve Buscemi, Helen Mirren, Alfred Molina, Nathan Fillion. Roteiro:  Robert L. Baird, Daniel Gerson e Dan Scanlon. Direção: Dan Scanlon.

Veja também:
- Galeria com mais de 60 imagens do filme
- Notícias, vídeos e notas de produção de Universidade Monstros
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil