MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
20/09/2013
REVIEW - DVD: ASTERIX & OBELIX - A SERVIÇO DE SUA MAJESTADE
 
 
Asterix & Obelix - A Serviço de Sua Majestade
 
 
 
 
 
 
 
 


Asterix & Obelix: A Serviço de Sua Majestade (Astérix et Obélix - Au service de sa Majesté ou Asterix and Obelix: God Save Britannia), dirigido por Laurent Tirard (O Pequeno Nicolau, As Aventuras de Molière), é a quarta adaptação para o cinema das aventuras do gaulês depois de Asterix & Obelix Contra César, Asterix & Obelix: Missão Cleópatra e Asterix nos Jogos Olímpicos, cada um com um diretor diferente. A história desta mais recente produção é baseada nos quadrinhos Asterix entre os Bretões e Asterix e os Normandos, ambos publicados no Brasil pela Editora Record.

Júlio César (Fabrice Luchini) aporta com sua grande frota na Grã-Bretanha e inicia uma investida contra um pacato e comportado vilarejo, que se mantém bravamente inerte contra as legiões romanas. Como a situação fica crítica e os moradores correm perigo, Jolitorax (Guillaume Gallienne), um bravo e refinado lorde britânico, recebe a aprovação da pomposa rainha Cordélia (Catherine Deneuve) para sair à procura de aliados para reforçar as defesas do pequeno reino onde vivem. É quando encontra Asterix (Edouard Baer) e Obelix (Gérard Depardieu), que se propõem a levar um barril da famosa poção mágica para Breton, aldeia dos heróis indomáveis. Além dos três guerreiros, a pequena comitiva também conta com Goudurix (Vincent Lacoste), um adolescente sensível, conquistador e sem a menor vocação para a guerra. E por alguma razão que não fica explícita no filme, o querido Ideafix, o cãozinho de Obelix, fica de fora e não acompanha seus parceiros na aventura.

Como o filme é baseado em duas histórias, os conflitos não se resumem apenas a gauleses, bretões e romanos. Também dão as caras os normandos, descendentes de vikings barbudos, briguentos, enormes e incapazes de sentir medo. Eles viajam à Grã-Bretanha em busca de descobrir o que é o tal medo que tanta gente fala. A participação deles é sempre hilária.

Dentre os quatro filmes baseados nas obras dos franceses René Goscinny e Albert Uderzo, este A Serviço de Sua Majestade deve ser o mais atraente aos adultos, pelo enfoque um tanto menos caricato e por conter diversas referências ao “universo adulto” da política e costumes. E são justamente essas referências que tornam tudo mais divertido, já que a ação  ficou reduzida e os combates são poucos para um filme de Asterix e Obelix.

Fica nítida a intenção de que o filme foi feito para atrair o público inglês e norte-americano, já que existem alusões a filmes produzidos nos EUA e Inglaterra (Star Wars, 300, Laranja Mecânica) e aos costumes desses locais, como as roupas e o estilo de vida de Goudurix, que parece um fã de Strokes ou Arctic Monkeys. Aliás, o anacronismo – figura de linguagem que intercala propositalmente pessoas, eventos, palavras, objetos, costumes, sentimentos, pensamentos, etc. de épocas e contextos históricos distintos –, como a cena do “pombo-celular”, fica evidente em diversas situações, e provavelmente foi utilizado para atrair os jovens. Seja essa ou não a intenção, o efeito resulta em situações cômicas interessantes, principalmente por não se tratar de um filme sisudo, de alto rigor histórico.

Apesar de Gérard Depardieu continuar bastante competente como Obelix, o mesmo não pode ser dito do Asterix de Edouard Baer, que oferece em sua estreia no papel um personagem insosso sem metade do carisma do baixinho gaulês. E a relação entre ambos também foi pouco explorada, ainda que alguns momentos tentem reverter essa situação. Mas as referências, os conflitos, os diálogos e os cenários compensam essa pequena falha.

Mesmo com altos e baixos, o filme diverte bastante, seja você um adulto ou adolescente, um francês ou um inglês.

Elenco: Edouard Baer, Gerard Depardieu, Catherine Deneuve, Charlotte Le Bon, Fabrice Luchini, Valerie Lemercier, Guillaume Gallienne e Vincent Lacoste. Roteiro: Grégoire Vigneron e Laurent Tirard, baseado na obra de René Goscinny e Albert Uderzo. Direção: Laurent Tirard.

Veja também:
Duas imagens do filme
- Notas de produção, vídeos e notícias diversas sobre Asterix
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil