MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
27/09/2013
REVIEW - TV: AGENTS OF S.H.I.E.L.D.
 
 
Agents of S.H.I.E.L.D.
 
 
 
 
 
 
 
 


Joss Whedon sempre foi um ídolo para muitos nerds, principalmente por conta de seus seriados Buffy, Angel e Firefly. Contudo, o grande público não o conhecia tão bem assim, a despeito de suas HQs com os X-Men, do roteiro do primeiro Toy Story e outros trabalhos de sucesso. A fama mundial só veio mesmo com o bilionário Os Vingadores, escrito e dirigido por Whedon.

Felizmente, tal sucesso não subiu à cabeça de Whedon, que mesmo supervisionando a fase 2 dos filmes do Marvel Studios e novamente escrevendo e dirigindo Os Vingadores 2, conseguiu retornar para a mídia onde sempre se saiu melhor, a TV.

O resultado é Agents of S.H.I.E.L.D., um seriado que tem todo o clima de um programa criado por Whedon, e ainda por cima se passa no mesmo universo dos filmes da Marvel. Para garantir o interesse de todos, logo de cara anunciaram o retorno do agente Phil Coulson (Clark Gregg), que conquistou o público nos cinemas. Ele ressurge no comando de uma unidade especial composta apenas por novos personagens, reunidos por Coulson para investigar tudo que é novo, estranho e fora do normal.

Fazem parte do grupo Grant Ward (Brett Dalton), um agente de pouco – ou nenhum – traquejo social, mais interessado em lutas e em desarmar bombas do que em fazer parte de um grupo; Melinda May (Ming-Na Wen), agente que se afastou da ação, mas retorna a princípio apenas como a piloto da equipe; os gênios de plantão Leo Fitz (Iain De Caestecker) e Jemma Simmons (Elizabeth Henstridge); e uma civil, a hacker Skye (Chloe Bennet).

O piloto ainda conta com a participação especial de Cobie Smulders, novamente no papel de Maria Hill. Como é costume em qualquer filme ou série com o envolvimento de Joss Whedon, temos também atores de suas mais famosas séries. No caso, J. August Richards (Angel) como Mike Peterson, superser que é o primeiro caso investigado pelo grupo; e Ron Glass (Firefly) como o Dr. Streiten.

Tudo é bem equilibrado no piloto: ação, efeitos competentes, humor, e a apresentação dos personagens. Os seriados anteriores de Whedon sempre se destacaram por abrir espaço para o desenvolvimento de todos os personagens, mesmo os coadjuvantes, sendo um dos poucos casos, seja nos quadrinhos, cinema ou TV, onde praticamente todos os personagens evoluem de verdade. Os diferentes ângulos apresentados no piloto sugerem que esse também será o caminho de Agents of S.H.I.E.L.D.

Logo de cara, todos os protagonistas têm suas principais características bem definidas, dividindo bem o espaço na tela, com exceção de Melinda May. Os conflitos internos também entram em cena, e diversas pontas são lançadas, que com certeza serão exploradas no decorrer da temporada, ou até além dela: qual a verdade sobre a suposta morte de Coulson? O que Skye esconde? Quem é a família de Ward? E mais importante: que organização parece estar tentando de tudo para criar seus próprios superseres?

Para a alegria dos fãs dos quadrinhos, muitas referências, algumas diretas, outras nem tanto, estão presentes. Quem gostava da S.H.I.E.L.D. clássica, com certeza vai adorar a cena final, por exemplo.

Embora a propaganda se esforce em ligar Agents of S.H.I.E.L.D. ao filme dos Vingadores, a verdade é que, felizmente, a série é um produto com identidade própria.  E isso é ótimo, pois se tentassem a ação em larga escala na TV, o resultado dificilmente seria grande coisa. Assim, recebemos de presente uma série cheia de potencial, utilizando todo o estilo de Joss Whedon e tendo como pano de fundo o mais famoso universo dos quadrinhos.

Diga-se de passagem, depois do sucesso de Arrow, e agora Agents of S.H.I.E.L.D., não é surpresa que os canais americanos estejam loucos para investir em adaptações de quadrinhos. Podem ter certeza de que anunciar Gotham e Constantine na mesma semana da estreia de Agents of S.H.I.E.L.D. não foi coincidência.

Elenco principal: Clark Gregg, Ming-Na Wen, Brett Dalton, Iain De Caestecker, Chloe Bennet, Elizabeth Henstridge. Produção: Maurissa Tancharoen, Jed Whedon e Joss Whedon.

Veja também:
- Galeria com 117 imagens do seriado
- Notícias, vídeos e notas de produção de Agents of S.H.I.E.L.D.
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil