MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
27/09/2013
REVIEW - DVD: VAMPIRAS
 
 
Vampiras
 
 
 
 
 
 
 
 


A julgar pela capa, pelo título, pelas protagonistas e, principalmente, pela sinopse, tem-se a impressão de que se trata de um filme insosso para adolescentes do sexo feminino, daqueles que se deve manter distância e que só conseguiu agradar algum insensato produtor de Hollywood que viu no filme uma oportunidade de faturar com a legião de fãs da saga Crepúsculo, sedentas por tudo o que for relacionado a vampiros.

Bem, a impressão não é de todo verdadeira, tampouco de todo falsa. O filme tem um claro direcionamento ao jovens, mas também serve aos adultos. Tem uma orientação mais feminina, mas também pode agradar aos homens. E a roupagem vampírica está longe do romantismo glamouroso dos vampiros colegiais que brilham no escuro. Aqui o mito do vampiro é tratado de forma mais tradicional, claramente baseado nas obras de Bram Stoker e Anne Rice, mas calcado no humor e na contemporaneidade.

Vampiras (Vamps) conta a história de Stacy (Krysten Ritter) e Goody (Alicia Silverstone), duas chupadoras de sangue patricinhas que vivem em Nova Iorque e lutam por uma postura mais ética de sua classe, já que ambas se alimentam apenas de ratos e pombos, jamais de seres humanos. Goody foi transformada em 1841 pela rainha vampira Ciccerus (Sigourney Weaver), mas ela esconde a idade e diz ter se tornado vampira há poucas décadas. Após alguns relacionamento frustrados por conta de sua condição de morta-viva, Goody se cansa da solidão e recebe a companhia de Stacy, por volta de 1990, oferecida por Ciccerus. Goody se torna a tutora de Stacy e a ensina a usar suas novas habilidades.

Durante uma reunião de uma espécie de “associação de vampiros que não se alimentam de humanos”, Goody descobre que se a sua mestre Ciccerus for morta, elas voltarão a serem humanas, mas também sentirão o peso da idade real que possuem. Stacy acaba se envolvendo com um rapaz que é ninguém menos do que o filho do famoso caçador de vampiros Van Helsing. E Goody acaba reencontrando Danny (Richard Lewis), um antigo namorado que teve durante a febre hippie nos anos 1960. A princípio ela mente dizendo que é filha da antiga namorada de Danny, mas depois acaba revelando a verdade. Quando ele a questiona por tê-lo deixado, Goody explica que o amava, mas que não queria ficar em seu caminho para encontrar alguém que pudesse realmente construir uma vida com ele. Hoje Danny é casado, mas sua mulher está com câncer terminal, e a maior motivação de sua vida é levar alguma alegria à vida da esposa.

Vampiras é mais divertido do que parece. Algumas gags são realmente interessantes e existem boas sacadas com relação ao mito vampírico. A figura de Vlad Tepish (Malcolm McDowell, o eterno Alex de Laranja Mecânica), também conhecido como Conde Drácula, confere ainda mais humor à trama, apesar da participação modesta. O final apela para o dramalhão e cai na previsibilidade, mas nada que comprometa o todo.

Bom para dar risadas e rever uma Alicia Silverstone sumida e bem diferente daquela com a qual estávamos acostumados nos anos 1990.

Elenco: Alicia Silverstone, Krysten Ritter, Sigourney Weaver, Malcolm McDowell, Richard Lewis, Wallace Shawn, Justin Kirk, Zak Orth, Scott Thomson, Kristen Johnston. Roteiro e direção: Amy Heckerling.

Veja também:
- Galeria com 10 de imagens do filme
Notícias, vídeo e notas de produção de Vampiras
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil