MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
01/11/2013
REVIEW - DVD: PODER PARANORMAL
 
 
Poder Paranormal
 
 
 
 
 
 
 
 


Em Poder Paranormal (Red Lights), dois especialistas em investigação de supostos casos paranormais, a doutora Margaret Matheson (Sigourney Weaver), veterana acadêmica em psicologia, e seu jovem, porém experiente pupilo e assistente, Tom Buckley (Cillian Murphy), são profundos conhecedores das mais variadas manifestações metafísicas com o objetivo de provar as fraudes nas diversas situações com as quais se deparam. Matheson dedica sua vida a esse tipo de estudo por causa de seu filho, que está em coma e vive em estado vegetativo há anos. Margaret se recusa a interromper a vida do filho até que encontre evidências concretas do sobrenatural, o que seriam indícios de uma possível vida após a morte.

Simon Silver (Robert De Niro), um popular vidente que perdeu a visão, reaparece depois de uma controversa ausência, e torna-se um grande desafio para a ciência e para os céticos que se empenham em desmascarar o possível paranormal. Só que, a princípio, Matheson se recusa a fazer parte das investigações, já que, por motivos que obviamente não iremos revelar aqui, ela possui antigas desavenças com o médium mais famoso do mundo.

Só que em dado momento do filme, a doutora Matheson sai de cena, e Tom começa a ficar intensamente obcecado por Silver, cuja popularidade cresce cada dia mais na televisão e entre a população. Durante os esforços de Buckley em desmascarar os truques de Silver, uma série de eventos inexplicáveis começam a ocorrer, como aparelhos eletrônicos que explodem, o surgimento de dezenas de aves mortas e a invasão do laboratório que ele dividia com sua parceira. A paranoia de Buckley se intensifica, já que ele acredita que Silver tem relação com os incidentes, e sua calma e razão se degeneram.

Silver concorda em participar de uma investigação proposta por um acadêmico da mesma universidade em que Matheson lecionava, e Buckley se junta à equipe de pesquisadores para os testes. Daí em diante, a relação entre investigador e investigado passa a ser quase pessoal, e as coisas começam a ficar bastante tensas e misteriosas. Mas se eu contar mais, estrago a história.

O fato é que, de início, o filme parece se tratar de um terror cheio de gritaria e possessões, depois se tem a impressão de ser um drama pesadão, e por vezes cremos estar diante de um suspense cheio de misticismo. É um pouco disso tudo, mas com cara de thriller policial a partir de determinado momento. Essa mistureba toda pode decepcionar àqueles que, como eu, pensavam se tratar de um filme assustador. O espanhol Rodrigo Cortés (Enterrado Vivo), o diretor e roteirista, parece ter perdido um pouco a mão em algum momento tentando inserir em sua história um pouco de tudo o que achou que seria satisfatório. No fim, a mencionada mistureba virou um tempero com pouco gosto para um prato que não se sabe ao certo do que é feito.

Ainda assim, um filme que vale conferir mais pela crítica sutil a certas instituições religiosas do que pela trama, que aparentemente pretendia ser muito bem armada, mas que, na verdade, não surpreende tanto quanto gostaria.

Elenco: Cillian Murphy, Robert de Niro, Sigourney Weaver, Joely Richardson, Elizabeth Olsen, Craig Roberts, Toby Jones, Burn Gorman, Leonardo Sbaraglia, Karen David. Roteiro e direção: Rodrigo Cortés.

Veja também: 
- Galeria com 15 imagens do filme
Notícias, videos e notas de produção de Poder Paranormal
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil