MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
14/11/2013
REVIEW - DVD: SAMURAI X
 
 
Samurai X - O Filme
 
 
 
 
 
 
 
 


Samurai X - O Filme (Rurouni Kenshin) é baseado no mangá homônimo de Nobuhiro Watsuki (publicado na íntegra no Brasil pela editora JBC), que também deu origem a um anime de muito sucesso. A história se passa no antigo período Meiji no Japão, onde um samurai fictício chamado Kenshin Himura se torna um andarilho pacífico após desistir da profissão de assassino, período em que era conhecido como o temido e invencível Battousai, o Retalhador. Depois de participar na guerra Bakumatsu, Kenshin passa a vagar pelos campos japoneses oferecendo proteção e ajuda aos necessitados para se redimir pelos inúmeros assassinatos que cometeu quando era o Battousai.

O filme dirigido por Keishi Otomo e estrelado por Takeru Sato e Emi Takei, há muito tempo era ansiosamente aguardado pelos fãs do mangá e do anime. A popularidade do quadrinho e da animação é imensa, e um live action é uma provável fonte de renda de grande proporção que não merecia ficar na gaveta. Só é estranho que um filme tão bem produzido quanto este tenha tido um lançamento tão modesto em terras brasileiras.

Quando o Império comemorava sua vitória na batalha de Toba-Fushimi, o combatente Battousai, o Retalhador se distancia do campo de batalha em arrependimento pela chacina que acabara de cometer. Uma década depois, o policial Saito Hajime e seus colegas investigam o assassinato de um policial disfarçado, supostamente morto pelas mãos do Battousai. Saito suspeita que Takeda Kanryu, um rico e cruel empresário, está envolvido com o crime.

O ex-Retalhador, Kenshin Himura, chega a Tóquio. Caminhando pelas ruas, ele conhece Kaoru Kamiya, a dona de um tradicional dojô familiar de kendô. Para vingar o pai, Kaoru ataca Kenshin por acreditar ser ele o famoso assassino que manchou o nome de sua família. Mas ela se convence do engano quando Kenshin revela seu sakabatô, a famosa espada de lâmina invertida.

Enquanto isso, Megumi Takani, que é forçada a fazer ópio para Takeda Kanryu, escapa do mafioso e procura a polícia para se proteger e contar o que sabe. No entanto, Udo Jin-e, que se auto intitula o novo Battousai, é enviado por Takeda para trazer a moça de volta para que ela continue a produção de ópio. Em sua busca, o assassino acaba matando todos os policiais na delegacia, e acaba por deixar Megumi escapar.

Após defender o dojô de Kaoru contra o ataque de um grupo de bandidos, Kenshin é preso pela posse de sua espada. Após ser liberado, ele é recebido por Kaoru e vai morar com ela e seu único aluno, o garoto Myojin Yahiko.

Ainda vagando pelas ruas para defender sua vida, Megumi pede ajuda a Yahiko, que a leva ao dojô para protegê-la e apresentá-la aos seus amigos. Todos saem para jantar e Kenshin é desafiado por Sanosuke Sagara, que possui grande força e uma espada colossal. Mas, durante a disputa, Kenshin convence seu oponente de que a luta é desnecessária, mas não antes de demonstrar um pouco de seu inacreditável potencial.

Takeda continua com suas investidas para trazer Megumi de volta, e assim, envenena a população que vive ao redor do dojô de Kaoru. Megumi decide acabar com a perseguição e vai ao encontro de Takeda na tentativa de matá-lo. Sem sucesso, ela acaba sendo aprisionada novamente pelo mafioso, o que leva Kenshin e Sanosuke a saírem em sua busca.

A versão cinematográfica da história de Kenshin Himura não deve decepcionar nenhum fã, não apenas pela relativa fidelidade aos mangás, mas também pela competente direção e bela fotografia, que deixou o filme visualmente muito atrativo, com empolgantes cenas de luta. A maior diferença em relação aos mangás fica por conta do humor, que foi bastante atenuado no filme, provavelmente para atrair um público mais adulto.

Elenco: Takeru Sato, Emi Takei, Munetaka Aoki, Teruyuki Kagawa, Yu Aoi. Roteiro: Kiyomi Fujii e Keishi Otomo, baseado na obra de Nobuhiro Watsuki. Direção: Keishi Otomo.

Veja também:
- Galeria com 13 imagens do filme
- Notícias, vídeos e notas de produção de Samurai X – O Filme
Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil