MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
22/11/2013
REVIEW - DVD: TARTARUGAS NINJA - O SURGIMENTO DAS TARTARUGAS
 
 
Tartarugas Ninja: O Surgimento das Tartarugas
 
 
 
 
 
 
 
 


Assim que comprou as Tartarugas Ninja, a Nickelodeon anunciou uma série animada das personagens, afinal esse foi o formato mais bem sucedido do grupo durante sua carreira. O resultado é um programa de grande sucesso, já em sua segunda temporada.

No Brasil, além de ser exibida no canal Nickelodeon, a série animada está sendo lançada em DVD pela Paramount, infelizmente naquele formato nada amigável: dividida em diversos volumes, ao invés de um box com toda a temporada, o que torna o produto muito mais caro – isso sem contar na demora em completar a temporada.

O primeiro DVD, com o subtítulo O Surgimento das Tartarugas, reúne os seis primeiros episódios. Diga-se de passagem, embora anunciado, mesmo em sites de venda, como Tartarugas Ninja, o DVD apresenta na embalagem o nome em inglês, Teenage Mutant Ninja Turtles.

A série começa com o episódio duplo O Surgimento das Tartarugas, que reconta as origens dos heróis e mostra sua primeira saída para a superfície, onde conhecem a amiga April O´Neil e a ameaça alienígena dos Kraang.

A origem das Tartarugas permanece mais ou menos a mesma, com o Mestre Splinter mais uma vez sendo um humano em sua forma original, e não um rato, o que faz muito mais sentido. As personalidades das Tartarugas são as clássicas, as mudanças ficam por conta de April e os Kraang.

April é introduzida como uma adolescente e, ao menos neste primeiro DVD, é pouquíssimo utilizada, mesmo com a queda que Donatello tem por ela. Já os Kraang acabam sendo mais fieis aos quadrinhos originais. Fãs das personagens se lembram do alienígena Krang na primeira série animada, mas nas HQs originais ele não exista, por lá a ameaça era sua raça, os Utroms. Nesta versão, resolveram misturar um pouco de tudo é o resultado são os Kraang, que inclusive têm envolvimento na origem das Tartarugas.

Nos episódios seguintes (Temperamento Ninja; Novo Amigo, Velho Inimigo; Eu Acho Que o Nome Dele é Baxter Stockman e Cabeça de Metal), vão sendo introduzidos pouco a pouco diversos importantes elementos da mitologia das Tartarugas, com destaque para o Destruidor, o Clã do Pé, Baxter Stockman e o robô Cabeça de Metal.

O desenho resgata a rivalidade entre Splinter e o Destruidor, e apresenta o vilão de forma gradual, ainda apenas como uma grande ameaça nas sombras, resgatando suas origens orientais e deixando de lado a salada industrial e alienígena da série anterior.

A estrutura do desenho é bem interessante. Assim como a série original, é um tanto infantil, mas em menor grau. O humor funciona bem e a essência de cada personagem está lá, com exceção de April, que ficou apagada demais. Ao desenvolverem as tramas de maneira lenta, os produtores deram ao desenho uma cara de revistas em quadrinhos, onde pouco a pouco somos apresentados a cada subtrama, sabendo que elas culminarão em algo muito maior ao final da temporada.

O traço escolhido é agradável aos olhos, cheio de recursos de humor dos animes, deixando as Tartarugas bastante simpáticas. Ao mesmo tempo, o excelente uso de sombras presta homenagem às primeiras HQs das personagens. Até mesmo a abertura relembra o passado, apresentando uma versão da música de abertura da primeira série.

O DVD comprova uma coisa rapidamente: a Nickelodeon acertou a mão com as Tartarugas  Ninja, criando uma série que agrada crianças e adultos, respeitando bastante a longa bagagem das personagens, dentro e fora dos quadrinhos.

Só é uma pena que as empresas brasileiras por vezes não entendam que não são somente as crianças que têm interesse por esses produtos, como é o caso aqui, onde não existem legendas, ainda que a dublagem seja muito competente.

Vozes principais: Sean Astin, Jason Biggs, Greg Cipes, Rob Paulsen, Hoon Lee, Mae Whitman, Nolan North, Kevin Michael Richardson, Clancy Brown. Direção: Juan Jose Meza-Leon, Alan Wan, Michael Chang e Sebastian Montes, baseados nos personagens criados por Kevin Eastman e Peter Laird.

Veja também:
- Galeria com 13 imagens da série animada
- Notícias diversas sobre as Tartarugas Ninja
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil