MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
06/12/2013
REVIEW - DVD: TEMPORADA DE CAÇA
 
 
Temporada de Caça
 
 
 
 
 
 
 
 


Mark Steven Johnson (Quando em Roma, Motoqueiro Fantasma, Demolidor: O Homem Sem Medo) dirige Temporada de Caça (Killing Season) com base no roteiro de Evan Daugherty (Branca de Neve e o Caçador).

Em Belgrado, Sérvia, um ex-soldado do grupo paramilitar Scorpions, Emil Kovac (John Travolta), recebe de seu informante um arquivo sobre o ex-coronel Benjamin Ford (Robert De Niro), militar veterano norte-americano e ex-agente da NATO. Ford vive recluso em um chalé nas montanhas apalaches na tentativa de esquecer tudo o que viveu na guerra. Ao transitar por uma trilha em meio à floresta, seu carro quebra e ele conhece Kovac, que se apresenta como um turista do leste europeu em viagem de caça. Kovac conserta o carro de Ford e os dois criam uma relação amigável, apesar da relutância de Ford, um homem amargurado e pouco sociável.

Os dois bebem juntos no chalé e no dia seguinte saem para uma caçada, quando Kovac revela sua identidade, expondo sua intenção de vingança por ter sido fuzilado por Ford na guerra. Ele inicia um jogo sangrento com Ford. Mesmo ferido, o americano se recupera e depois consegue dominar Kovac, e a situação vai se alternando entre quem é o caçador e quem é a caça.

Um pouquinho de história para ambientar superficialmente. O encontro dos antagonistas; caçada lenga-lenga; panos quentes por cima de tudo. Esse é um breve resumo do filme, que é bem curto, com apenas uma hora e meia de duração, mas que poderia ser ainda mais curto se não fosse tanta enrolação para transformar uma história mais do que simples em um longa metragem.

O filme se desenrola a passos de tartaruga simplesmente porque os dois combatentes postergam a morte do oponente o tempo todo, sem nenhuma justificativa a não ser esticar o filme ao máximo. Pelo visto, os vilões de hoje mantêm os mesmos defeitos dos vilões de antigamente, que demoravam a matar seus oponentes e davam brecha para que escapassem e revertessem o jogo. Fora a velha mania de explicar quais são seus planos antes de executá-los.

Algumas respostas são suprimidas na maior cara de pau, como se tudo fosse resolvido num passe de mágica, como na hora em que Ford consegue escapar da correnteza que o jogaria numa imensa cachoeira, ou quando os protagonistas, bastante feridos, simplesmente conseguem voltar para casa como se tivessem tomado o primeiro ônibus que passou por ali, no meio do nada.

A cena final, dos dois inimigos dentro de uma igreja abandonada, com Ford recebendo uma espécie de “iluminação divina”, é digna de risos constrangidos no canto do sofá com a almofada enfiada na cara. O enredo é simples ao extremo e as tentativas de contextualização soam fracas e quase desnecessárias, apenas para justificar as motivações dos personagens. De resto, é só perseguição e conversa fiada.

E próximo do final, há uma piadinha que faz referência à origem italiana de De Niro e Travolta. Piada tão sem graça quanto o resto do filme.

Elenco: Robert De Niro, John Travolta, Milo Ventimiglia, Elizabeth Olin. Roteiro: Evan Daugherty. Direção: Mark Steven Johnson.

Veja também:
- Galeria de imagens do filme
- Notícias, vídeos e notas de produção de Temporada de Caça
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil